Unidade será administrada pela Apae/Dourados e oferecerá atendimento gratuito
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, e o deputado federal, Geraldo Resende, inauguraram na manhã desta sexta-feira (18) o CER (Centro Especializado em Reabilitação) II, um ponto ambulatorial que irá realizar gratuitamente diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, referência para a rede de atenção à saúde.
Localizado no Parque dos Coqueiros, o espaço conta com terreno de 2.450 m² e área construída de 1.313,46 m². O Centro Especializado em Reabilitação vai funcionar na modalidade 2, com reabilitação física e visual. A gestão dos serviços oferecidos será administrada pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados), através de contrato firmado após ganharem a licitação realizada pela Prefeitura.
“A Apae tem 51 anos de prestação de serviço em Dourados e hoje assumimos mais essa importante missão. A inauguração do CER II é fruto de muito esforço, trabalho e parceria. Representa a união de forças de todos aqueles que acreditam na importância de um atendimento humanizado, acessível e de qualidade para as pessoas que mais necessitam. A Apae traz para esse projeto sua experiência e, acima de tudo, seu coração”, afirma o presidente da Apae/Dourados, Marcelo Vardasca de Souza.
Na modalidade Tipo II, o CER realiza atendimentos de reabilitação física e visual, entretanto, a administração municipal, aliada aos governos Estadual e Federal, trabalha para a futura ampliação do atendimento para as modalidades III (auditiva) e IV (intelectual).
“Esse espaço foi construído para salvar vidas. Na pandemia utilizamos o prédio como um Centro de Testagem da Covid. Concluímos os trabalhos de estrutura, entramos com a contrapartida necessária e com o trabalho, fundamental, da Secretaria Estadual de Saúde e do deputado Geraldo Resende, além do parceria com a Apae, hoje entregamos o CER que irá desenvolver um serviço de excelência para nossa população”, ressalta o prefeito municipal, Alan Guedes.
Os recursos para a construção do CER de Dourados são oriundos de uma parceria do deputado federal Geraldo Resende e do município. O projeto foi cadastrado no Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, em 2012. A Prefeitura doou o terreno e o parlamentar viabilizou os recursos federais da ordem de R$ 2,5 milhões. Já para a compra dos equipamentos, Resende conseguiu recursos no valor de mais de R$ 1 milhão.
“Hoje é um dia especial, fruto de muita persistência e trabalho. Nós esperamos por muito tempo por esse CER que hoje temos a alegria de inaugurar. É mais um dos investimentos que estamos trazendo para Dourados, que no dia 20 também irá receber os recursos para um novo ônibus para a Apae, além da garantia de recursos fixos de 50 mil por mês para a manutenção da AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados)”, conta o deputado federal, Geraldo Resende.