A semana começou com calor em Mato Grosso do Sul, mas o tempo deve mudar a partir de quarta-feira (16), com a chegada uma nova frente fria que provocará queda acentuada nas temperaturas.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as mínimas previstas são entre 5°C e 7°C, especialmente na região sul do Estado.
Entre esta segunda e a tarde de quarta-feira, a previsão indica sol e variação de nebulosidade, devido à atuação de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e ocorrência de chuvas, mantendo o tempo firme.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas de 14°C e máximas de 29°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 16°C e máximas entre 29°C.
"No entanto, entre a noite de quarta-feira e ao longo da quinta-feira (18), a aproximação e o avanço de uma nova frente fria provocarão mudanças nas condições atmosféricas", diz o Cemtec na previsão.
Esse sistema trará aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões sudoeste e sudeste do Estado.
A frente fria deve continuar até o fim da semana, com as temperaturas mais baixas previstas para serem registradas na sexta-feira (18) e no sábado (19).
Em Campo Grande são previstas mínimas de 10°C e máximas entre 23°C e 26°C.
Para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados, a mínima deve ser de 6°C e a máxima de 22°C. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 6°C.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 6°C e as máximas entre 19°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 12°C e 16°C e máximas entre 25°C e 31°C.
Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Tempo seco
Como não há previsão de grandes acumulados de chuva, os níveis de umidade relativa do ar devem permanecer baixos, especialmente no período da tarde, com valores entre 15% e 30%, o que configura uma situação de alerta para a baixa umidade.
Por isso, o Cemtec recomenda atenção redobrada com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.