Após dizer que a mudança no comando Secretaria de Infraestrutura não estava na agenda do Governo do Estado, o governador Eduardo Riedel (PSDB) deve trocar o atual secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, pelo ex-diretor Guilherme Alcântara, nesta terça-feira (27)
Dentre as possíveis motivações para a troca na principal secretaria de administração pública, estariam a dificuldade de gestão e a ausência de colaboração da pasta comandada por Peluffo com outros setores.
Guilherme Alcântara, o possível sucessor, é ex chefe do Serviço de Engenharia na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em Junho deste ano, o Correio do Estado revelou nos bastidores que a cúpula do governo estava considerando a possibilidade de Hélio Peluffo e Eduardo Rocha trocarem de cargos durante o período de eleições municipais.
O motivo seria acomodar interesses de integrantes da cúpula do PSDB, partido do governador, além de prefeitos de Mato Grosso do Sul que têm enfrentado dificuldades de entendimento com a pasta comandada por Peluffo.
Peluffo, que renunciou aos dois anos restantes de seu mandato como prefeito de Ponta Porã para assumir a Seilog, também já almejava renunciar a Secretaria de Infraestrutura do Estado.
À época, Riedel classificou a troca como uma "especulação de jornal"
“Temos ajustes de equipe o tempo todo, e isso faz parte da administração. Encaro isso naturalmente, mas não está na agenda do governo no momento”, afirmou o Governador.
Hélio Peluffo formou-se em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, em 1986.
Desde que se formou trabalha por Ponta Porã. Foi Secretário Municipal de Planejamento na administração do prefeito Aires Marques (1987 e 88). Elegeu-se vereador para mandato de 1989 a 1992.
Também por Ponta Porã, foi Secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente e de Governo da administração Flávio Kayatt (2005-2012), bem como foi secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Maracaju entre 2013 e 2016.